quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO - PATRIOTISMO!!!


 No dia 07 de Setembro de 1822 foi proclamada às margens do rio Ipiranga a independência do Brasil, todos interpretam isso como um avanço para nossa nação de lema “ordem e progresso”, mas vendo essa situação de outra perspectiva, podemos ver que se tratava também do fim de muitas prerrogativas. Os portugueses pretendiam recolonizar o Brasil, e esse caráter recolonizador fica à mostra desde as primeiras discussões entre deputados brasileiros e portugueses. Com medo de O Regente se envolver com a insatisfação popular, a Corte reunida em Lisboa decreta a volta de D. Pedro para Portugal, além de tentarem restabelecer o regime de monopólios e extinguirem vários órgãos administrativos criados no governo de D. João VI.


 Tomando nota disso, você pode perceber certos interesses ocultos por trás de uma data, pois uma fachada liberal construída por uma elite ocultaria a miséria e escravidão da maioria dos habitantes do país, mas quanto à data, que a tenhamos como um marco importante de nossa história, autonomia política e liberdade de nosso país, também lembrando o ato admirável de D. Pedro I que no dia 9 de janeiro de 1822 rejeitou ao chamado da Corte portuguesa e respondeu a ela: “Se é para o a felicidade e o bem de todos, eu fico”, data essa conhecida como o Dia do Fico.

TENHA PATRIOTISMO, CIVISMO, HONRA, RESPEITO, ORGULHO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, AMOR A PÁTRIA.

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.


Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.

Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, ou nação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:

Patriotismo nos desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;

Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;

Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.

Patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses, ambições e avarezas particulares. Estas pessoas consideram que suas riquezas particulares e seu bem-estar também constituem um tesouro público, e, por outro lado, policiam para que o tesouro realmente público não se torne patrimônio de particulares. É um sentimento que, ao lado das leis, sustentam uma Democracia. Toda vez que tais pessoas deixam de cumprir as leis, elas enfraquecem o Estado e, conseqüente e contraditoriamente, sua própria liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário