quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JUIZ FALA SOBRE FAMÍLIA, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA





No noite de entrega de boletins a escola proporcionou uma palestra para os pais, alunos e comunidade em geral com o juiz da Vara da Infância e Juventude Dr. Geomir Roland Paul,que trouxe informações e esclarecimentos sobre os direitos e deveres dos alunos, além de explicar o ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA ATENÇÃO DOS PAIS COM OS FILHOS:

Se interesse pela linguagem deles. Pergunte o significado daquela palavra nova.

Não invada sua intimidade, ele quer ser respeitado.

Muna-o de informações a respeito de sexo, DST’s, drogas. Converse claramente sobre esses assuntos, sem constrangê-lo.

Evite chantagem emocional. Se quiser que ele se comporte com mais maturidade, não o trate como criança, nem faça com que ele se sinta culpado.

Esteja disponível para conversar sobre tudo, não minta sobre seus sentimentos e suas preocupações e considere sinceramente o ponto de vista dele.

Fale sobre sua juventude, mas sem a intenção de que ele seja como você foi. Os tempos são outros.

Demonstre que confia nele e em suas escolhas. Isso o torna mais responsável, ao passo que duvidar de tudo o deixa angustiado, desconfiado de que você não o conhece o suficiente.

Abra sua casa para receber os amigos de seus filhos. Mas não imponha sua presença, eles querem ser e aparentar ser independentes.

Não se importe tanto com a bagunça do quarto, mas faça com que ele se responsabilize pelas próprias coisas. Não com sermão, mas com atitudes (lave apenas as roupas que estiverem no cesto, por exemplo).

Ensine-o a valorizar e a administrar o dinheiro que porventura você ponha em suas mãos. Estabeleça limites claros para o que ele pode ou não pode ter. E, acima de tudo, faça acordos.

Negar ou permitir algo deve ter um motivo razoável, assim ele aprenderá a argumentar, questionar e a lidar com frustrações. Poderá também sentir que nem sempre sai “perdendo” quando aprende a dialogar.

Evite frases como “Enquanto você depender de mim tudo será do meu jeito”. Vocês dois sabem que ele ainda depende do lar para sua sustentação física e afetiva.

Celia Lima - Psicoterapeuta Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário